01/04/2011

Todo dia é dia de se falar a Verdade!

Que dia é hoje? Hoje é o dia da mentira? Hoje eu só vou mentir? ‘Crente’ mente?

Hoje, dia 1 de Abril, para muitos é o dia da mentira. Vamos ouvir pessoas desde o nascer do sol até o por do sol mentindo ou inventando coisas umas para as outras, e achando a maior graça, que tristeza. Tem pessoas que vive a vida toda mentindo, tem outras que a vida não passa de uma grande ilusão ou uma mentira. Tem outras que preferem se esconder atrás de uma mentira, tem outras que querem tirar proveito com uma mentira. O que vocês pensam de um mentiroso? Não há nada que a natureza, mesmo no pecado, despreze tanto em seu julgamento como o mentiroso. Desculparemos muitas coisas, porém o mentiroso não vale nada para nós. A humanidade decaída e aviltada pelo pecado, concorda que o mentiroso é o tipo mais desprezível de homem. E, todavia, apesar de concordarmos todos quanto a isso na teoria, a mentira é o mais comum, o mais universal de todos os pecados. Alguns são culpados de certos pecados, alguns cometem outros, contudo aqui está uma coisa que é comum a todos os homens. Na sociedade em que vivemos mentir está na moda. Você ser honesto, hoje, está fora de moda, diz a sociedade. Os valores estão sendo invertidos ou torcidos.

Alguns talvez vão dizer: “Uma mentirinha não faz mal a ninguém”. Quem nunca ouviu do seu pai ou mãe dizendo: “Filho(a) se você mentir seu nariz vai crescer”, tem um ditado que diz: “A mentira tem perna curta”, o que quer dizer isso, que um dia a verdade vem a tona. Hoje um dos maiores problemas da humanidade não é a fome que tem matado milhões de pessoas pelo mundo, não é a falta de água, não são as guerras, não são as drogas, hoje o maior problema da humanidade é o PECADO. Considere a sequencia dos eventos. Você comete um pecado; você não quer ser descoberto; e não quer que ninguém saiba disso, pelo que você conta uma mentira. Uma vez que você contou aquela mentira, tem que contar outra para encobrir aquela; e a coisa continua, e continua, num terrível processo em progressão geométrica. Multiplica-se cada vez mais, até que a vida vem a ser uma total mentira e falsidade. Se você mentem você está pecando! Mais o que é mentira?

Mentir é fazer declarações propositalmente falsas, meias verdades que envolvem falsas impressões. A mentira revela a natureza radical do pecado porque não é apenas uma questão de atos à superfície, mas uma expressão daquilo que é o ser e a personalidade essenciais do homem desde a Queda.  Os homens mentem, principalmente, a fim de enganar. Toda mentira cria uma falsa certeza (cf. Is 28.15). Os resultados da mentira são o erro e a ilusão (Jr 23.32). Os padrões morais são torcidos ou invertidos pela mentira (cf. Rm 1.25ss). A mentira é como se fosse um balão cheio de ar, mais quando você estoura não a nada dentro dele. Não a nada mentira.

Viaje um pouco comigo, pense em um lugar que todos só falam a verdade, imagine como deve ser lá, ninguém nesse lugar fala mentira, ninguém sabe o que é mentira, lá a mentira não existe, que maravilha! Você deve pensar: “Esse lugar nunca existiu!” isso é uma utopia*. Será mesmo que nunca existiu? Na história da criação, Deus criou macho e fêmea, o ambiente em que Adão e Eva viviam era perfeito, até o momento que satanás enganou a Eva e a partir da desobediência o pecado entrou no mundo.

A primeira mentira da raça humana está no capitulo 3 versículo 4 e 5 no livro do Gênesis, que diz: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”, “[...] e sereis como Deus [...]”. Satanás é o pai da mentira, tudo que é negativo vem dele. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). A mentira é condenada em todo lugar na Escritura. Satã é denominado como a fonte da mentira: “Quando ele [o demônio] profere mentira, fala do que é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44; 1 Tm 4.1,2; 2Ts 2.7-12). Concluímos, que se o diabo é o pai da mentira, quem mentem é o que dele? Não preciso responder.

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”.
Efésios 4.25

É impossível Deus mentir (Hb 6.18; 1Sm 15.29; Tt 1.2). Quem mentem peca contra Deus (At 4.2). No Antigo Testamento a mentira é condenada nos Dez Mandamentos (Êx 20.16; Lv 19.11,12).

A mentira destrói a comunhão , a mentira torna impossível a unidade. A melhor forma de destruir a mentira é falando a verdade (Zc 8.16). Jesus é a verdade, “Eu sou... a verdade” (Jo 14.6), o Espírito Santo é a verdade, “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade...” (Jo 16.13). Na nossa armadura tem que ter a verdade, “cingidos os vossos lombos com a verdade...” (Ef 6.14). “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho” (1Jo 2.21,22).

Existe um lugar que não tem mentira e nem vai entrar mentiroso, “E não entrará nela coisa alguma impura... ou mentira — ficaram de fora... e todo aquele que ama e pratica a mentira” (Ap 21.27; 22.15). Fale a verdade!

“Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”.
2 Coríntios 13.8


Em Cristo,

Ev. Lucas Fernandes.




*Utopia - O que está fora da realidade, que nunca foi realizado no passado nem poderá vir a sê-lo no futuro.

3 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails