15/05/2011

Obstáculos ao Avivamento

Só há uma obstáculo que pode bloquear o canal de bênçãos e frustrar o poder de Deus. Esse empecilho chama-se PECADO. O pecado é a grande barreira. Só o pecado pode impedir a atuação do Espírito e barrar o reavivamento espiritual. Precisamos derrubar essa barreira! Deus não operará enquanto houver iniquidade encoberta.
Em 2Crônicas 7.14 é dada uma promessa de benção, “[...] se o meu povo, que se chama pelo meu nome [...]”, declara o Senhor Deus, “[...] se humilhar, e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”. O pecado tem de ser totalmente abandonado. O inferno é feito de remorso, por causa do castigo ali recebido. Não há autêntica contrição, nem verdadeiro arrependimento. O remorso não é a verdadeira tristeza que conduz ao arrependimento. Judas, embora despedaçado pelo remorso, jamais se arrependeu. “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Sl 51.17). “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13).
É muito comum que vejamos pessoas se ajoelhando perante o altar, invocando a Deus com aparente e profunda angústia de coração, as quais, no entanto nada recebem do Senhor. E também é experiência comum que grupos de pessoas se reúnam para noites de oração, pedindo a Deus que o reavivamento venha; no entanto, suas orações não são respondidas. Qual é a dificuldade? Onde está o obstáculo? Permitamos que a palavra de Deus nos forneça a resposta: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Is 59.2). Dessa maneira, a primeira coisa que nos convém fazer é descobrir os nossos pecados. A seguir, compete-nos endireitar os nossos caminhos tortuosos, remover-lhes as pedras e os espinhos. Precisamos eliminar cada um dos nossos pecados. Para tanto, façamos a nós mesmo as perguntas discriminadas a seguir.
Tenho perdoados a todos? Há em mim alguma malícia, algum despeito ou ódio, violenta inimizade em meu coração?
Fico irado? Em meu peito ferve a cólera? É verdade que ainda perco a paciência?
Há algum resquício de inveja em mim? Quando alguém é preferido, e eu desprezado, sinto-me degradado, cheio de despeito? Tenho inveja daqueles que sabem orar, falar ou fazer muitas coisas melhor do que eu?
Perco a paciência e fico irritado? As pequenas coisas me irritam e aborrecem?
Sinto-me ofendido com facilidade? Quando os outros deixam de notar minha presença ou passam por mim sem dirigir-me a palavra, fico ofendido?
Há algum orgulho no meu coração? Fico soberbo?
Tenho sido desonesto? Nosso metro tem cem centímetros e nosso quilograma tem mil gramas? Trabalho oito horas honestamente? Pago um salário honesto a meus empregados?
Tenho sido bisbilhoteiro? Fiz fofoca de meu próximo com alguém? Tenho caluniado o caráter alheio? Ajudei a espalhar histórias falsas sobre outras pessoas e me intrometo em questões alheias?
Critico os outros sem amor, com violência e perversamente?
Roubo a Deus? Tenho roubado o tempo que pertence a ele? Tenho-lhe sonegado o dízimo?
Sou mundano? Eu amo as coisas deste mundo? Sou amigo do mundo?
Tenho furtado? Porventura tenho me apossado às ocultas de pequenas coisas que não me pertencem?
Mostro-me preocupado ou ansioso?
Tenho sido culpado de pensamentos sensuais? Permito que minha mente acolha imaginações impuras e ímpias?
Tenho sido mentiroso?
Tenho cometido o pecado de negligência na oração? Oro pelos outros? Quanto tempo dedico à oração? Quantas horas passo diante do computador ou da televisão?
Estou negligenciando a Palavra de Deus? Quantos capítulos da Bíblia costumo ler diariamente? Estudo a Bíblia? Amo-a?
Tenho deixado de confessar a Cristo abertamente? Sinto vergonha de Jesus? Mantenho a boca fechada quando cercado de pessoas sem Deus?
Sinto a responsabilidade pela salvação das almas? Tenho amor pelas almas perdidas?
Perdi o meu primeiro amor e não sinto mais aquecido pelo fogo de Deus?

“Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus [...]” (1Pedro 4.17).

2 comentários:

Gigi disse...

Boa palavra missionario, com certeza em um ou outro desses requisitos precisamos mudar, e sermos melhores cristãos para Deus, fico feliz por ver a cada dia mais Deus trabalhando em sua vida para nos avivar. Obrigada por essa cajadada edicante, rs.

Lucas Fernandes disse...

Dura é essa palavra, rsrsr! Precisamos mudar cada dia mais.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails